FB_IMG_1574444873209_edited.jpg

MESA DO ARTISTA

Conheça os artistas ,seu trabalhos e visitem suas lojinhas!

 

MESA DO ARTISTA

Gustavo Nascimento

Gustavo Nascimento nasceu em Ribeirão preto, viveu em São Carlos e se mudou para Campinas. Lá fez curso de direção para cinema e vídeo É roteirista de HQ e um apaixonado por quadrinhos. Começou a comprar aos 11 anos em 1986, mas virou colecionador em 1989.
No ano de 2015 idealizou o projeto " Sherlock Holmes- O Blefe do Homem Morto" onde percebeu que sua paixão também seria produzir quadrinhos.

MESA DO ARTISTA

Eric Peleias

Estreei nos quadrinhos no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ/BH) de 2013, com o lançamento de Ima – Sempre em Frente, a história real de Julia, sobrevivente do holocausto. A graphic novel já vendeu mais de mil exemplares e foi bem recebida por público e crítica.

​Já publiquei Eu, Super (esgotado), Olhos Insanos (indicada ao prêmio HQ/Mix de roteirista revelação), Diário de um Super (a primeira série exclusiva da plataforma digital Social Comics) e Até o Fim (selecionada pelo Proac do Governo do Estado de São Paulo), em parceria com Gustavo Borges e Michel Ramalho, Últimos Deuses (indicado ao Troféu HQ/Mix de roteirista) com Hiro Kawahara e Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas (vencedor do HQ/Mix de publicação infantil) com Gustavo Borges.

Também colaborei com coletâneas de quadrinhos como Um Cara que Caiu do Céu e Não Conhecia a Vida, Ciclanos & Ciclanas e Pátria Armada: Relatos de Guerra, ao lado de alguns dos maiores nomes dos quadrinhos nacionais.

MESA DO ARTISTA

Regi Munhoz

Regi Munhoz é artista plástica, quadrinista, ilustradora, arte educadora, aquarelista, fanzineira e origamista nascida no ABC Paulista em 1974. Formada em Metodologia do Ensino da Arte, Artes Visuais, Filosofia, Políticas Pública e editoração de livros e HQ, há anos dá aulas de artes e participa de diversas exposições e eventos de artes e quadrinhos.
Autora dos fanzines "Zureta", "Povo Feliz", "Animalânda" além de outros títulos. Tem quadrinhos nas coletâneas "Revista Picles-Só Mulherada" e "Pândega".

MESA DO ARTISTA

Mario Cau

Quadrinhos, ilustrador e professor com base em Campinas - SP, atuante nos mercados editorial, publicitário e autoral. Apaixonado por contar histórias e desenhista compulsivo e multitarefa.
Acredita nas HQs como forma poderosa de comunicação, expressão e arte. Entre seus trabalhos mais relevantes estão: Monstruário, Terapia, Dom Casmurro, Pieces, Morphine e Nós.
Ganhador dos prêmio Jabuti, HQMIX e Ângelo Agostini, também é professor na Pandora Escola de Arte e mentor e projetos criativos.

MESA DO ARTISTA

Estúdio Heavy e Salsa

O estúdio Heavy & Salsa produz as mais diversas histórias em formato de livros, zines e quadrinhos, se aventurando também por outros meios como RPG e documentários. Nosso objetivo é levar um pouco de esperança e conhecimento, unindo a diversão da fantasia com a realidade. Isso se dá pelo fato dos trabalhos serem uma mistura da vivência do Heavy em comunicação, games, áudio visual, entretenimento e criação de roteiros somados à experiência da Salsa com ilustração, biologia, ensino e jornalismo científico. Para saber mais acesse: https://henriqueluis777.wixsite.com/heavyandsalsa

MESA DO ARTISTA

Diego Augusto

Ilustrador, Designer e Quadrinista Independente, Diego Augusto presta serviços de Criação e Direção de Arte através do seu estúdio METABIOSE e tem seu próprio selo de quadrinhos (METABIOSE COMICS), qual lançou seu projeto autoral “O Capitão Sunguinha” que já tem duas edições!

MESA DO ARTISTA

Daniel Sousa

Daniel Sousa escreve e desenha quadrinhos, autor de Entrespaço e Tachyon, além de ilustrar O Bar do Pântano, Histórias para Não Dormir, Dossiê Bizarro e VHS (Vencedora do Troféu HQ Mix 2020 de Melhor Publicação Independente de Grupo).
É feio mas jura que é gente boa.

MESA DO ARTISTA

Juliano Sousa

Nascido em São Paulo, em 15 de Setembro de 1977 Formado em arquitetura desde 1999, pela Fundação Armando Àlvares Penteado - FAAP. Atua profissionalmente desde 2004, criando ilustrações, quadrinhos e caricaturas para clientes e empresas tanto nacionais quanto internacionais. Também atuando, desde 2008, como professor de arte em pequenos estúdios, escolas e alunos particulares, e atualmente o professor oficial da disciplina de Quadrinhos e Artes Sequenciais da "ABRA - Academia Brasileira de Arte", uma das mais tradicionais escolas de arte da cidade São Paulo, com mais de trinta anos de tradição no ensino de artes. Em 2019, atuou como editor, curador, coordenador - assim como artista de capa e miolo, em três histórias - da antologia em quadrinhos Rancho do Corvo Dourado, uma paródia que re-interpreta e atualiza O Sítio do Pica-Pau Amarelo para o século 21, com uma ênfase especial em representatividade de minorias e variedade de estilos e vozes.

MESA DO ARTISTA

Eni Ilis

Artista autodidata, com atuação no movimento de arte-postal. Algumas exposições individuais e coletivas com obras da série GEOGRAFIAS INTERNAS. Selecionada em alguns salões de arte.

MESA DO ARTISTAS

João Bosco

Artista autodidata, João Bosco começou sua relação com a arte ainda criança em Redenção da Serra. Já gostava dos traços e linhas que lhe chamavam mais a atenção do que os outros conteúdos da escola Arte educador, Fez parte Por quinze anos, do Espaço 8 ateliê, Hospital Candido Ferreira ,Sousas SP.
Ilustrador da Folha de SP no período de 2007/2014. Ministrou Oficinas de Artes Visuais ,Projeto Recreio da Prefeitura de Campinas, Assaoc ,Oficinas Hilda Hister ,Sesc e Oficina da Emceana Estação Cultura e Curadoria na Livraria Pontes e Estação Cultura de Campinas.

MESA DO ARTISTA

Tiago Cesar

Artista plástico meu nome é Tiago Cesar expus em alguns lugares e já ganhei alguns prêmios. Faço caricaturas, esculturas, faço aquarelas, pinto com óleo e acrílica. Gosto de produzir bastante, invento temas diferentes e também gosto dos abstratos.

MESA DO ARTISTA

Décio Pereira

artista autodidata que trabalha com lápis de cor construindo histórias em quadrinho e com tintas as paisagens da cidade velha de Redenção. Faz registros fotográficos da cidade atual.

MESA DO ARTISTA

YURI ANDREY

Sou escritor e roteirista de quadrinhos. Fui autor de Fujie e Mikito que foi ilustrada por Marcelo Costa. A obra foi uma das cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Melhor História em Quadrinhos e ganhou medalha de bronze no Japan International Manga Award concorrendo com outras 383 obras de 61 países.
Também escrevi o livro Lendas, ilustrado por mais de 60 artistas da Chiaroscuro Studios, e participei da antologia de terror Atmosfera Fantasma - Livro da Criaturas e Psicopatas com o conto Busca Macabra.

MESA DO ARTISTA

Digo Freitas

Digo Freitas há mais de uma década publica seu trabalho com tirinhas e histórias em quadrinhos na internet, começando em 2010. A partir de 2013, começou a trabalhar também com publicações impressas. Na mesma época também produziu matérias e paródias em quadrinhos para a Revista MAD (Panini), onde colaborou por dois anos. Já foi duas vezes indicado ao Troféu HQMIX com “Fliperamas” e “Tinta Fresca: Destino Traçado” e uma vez indicado ao Troféu Angelo Agostini com “Tinta Fresca: Linha de Frente”. Produz a série de tirinhas de humor autobiográficas Minha Vida de Cão, que alcança mais de 10 mil seguidores no Instagram diariamente. E também prepara o lançamento o último volume da trilogia Tinta Fresca, com coautoria de Vinícius Gressana, onde Digo é roteirista, colorista e, neste volume, desenhista da metade final da história em quadrinhos.

MESA DO ARTISTA

Lexy Soares

Cartunista e roteirista, autor de VIDA DE INSPETOR DE ALUNOS, LEITMOTIV, A SITUAÇÃO DE AUGUSTO, Participou das coletâneas REVISTA JAPY #1, FRANKENSTEIN 200, e pela Editora Skript dos títulos LOVECRAFT PARA COLORIR, AS INCONCEBÍVEIS AVENTURAS DO SUPER-INCEL e NECRONOMICON. O mais recente trabalho é LAMPIÃO, com roteiro de Jorge de Barros.

MESA DO ARTISTA

Juliana Loyola

Autora da HQ The Witch Who Loved vol01/02, Maria Lua & Cia - Aventura das
Estrelas. Todas histórias com narrativa visual sem texto. E participou do SMA
e ganhou alguns prêmios em categorias diferentes. E participou 3
antologia "Shoujo Bomb", "O Grande, Gostoso, Quente e Úmido - livro do sexo" e "Gibi de Menininhas 2".

MESA DO ARTISTA

Debbie Garcia

Debbie Garcia é uma ilustradora e quadrinista campineira formada em Artes Visuais pela Unicamp. Seus trabalhos incluem Comatose (2015, webcomic), Hounds of Love (2017, impressão independente), Coração de Pombo (2020, impressão independente) e Um Cão De Pavlov (2021, webcomic). Se interessa por ilustração de moda e bichinhos.

MESA DO ARTISTA

Carlos Ruas

Carlos Ruas é quadrinista, empresário e criador do Um Sábado Qualquer, Mundo Avesso e Cães e Gatos, três universos distintos e criativos que compõem a sua obra.
Em 2009, lançou o blog do Um Sábado Qualquer, com tirinhas que abordavam as religiões com humor e irreverência.
Aliando a arte ao mundo dos negócios, fundou em 2013 a empresa Um Sábado Qualquer e em 2014, estreou seu canal do Youtube.
Premiado, Carlos Ruas ganhou o troféu HQMix (o “Oscar” dos quadrinhos brasileiros) na categoria Webtiras em 2012, e em 2015, o livro “Êxodo: nos bastidores da bíblia”, conquistou o 32° Troféu Angelo Agostini.
Atualmente, possui 2,7 milhões seguidores no Facebook, 679 mil no Instagram e 61 mil no Twitter, somando suas três criações (Um Sábado Qualquer, Mundo Avesso e Cães e Gatos).
Por sua produção artística consistente nas redes sociais, no mercado literário e em projetos comerciais bem sucedidos, Ruas se consolida um dos principais quadrinistas do cenário nacional.

MESA DO ARTISTA

Rafael Campos Rocha

Nascido em São Paulo, em 1970. Roteirista de televisão e cinema, quadrinista, ilustrador e artista plástico.

MESA DO ARTISTA

Renata de Camargo Barros Lazzarii C B Lzz

RENATA C B LZZ Paulistana de 28 anos, Renata já publicou diversos gibis (autorais e coletâneas) e trabalha principalmente com os diversos aspectos do terror e fantasia, abordando principalmente a Vida e a Morte, além de ter três prêmios (dois HQmix e um Angêlo Agostini) por participar das coletâneas Gibi de Menininha.

MESA DO ARTISTA

Germana Viana

GERMANA VIANA é quadrinista e nasceu em Recife/PE, mas já está em São Paulo tempo o suficiente para ter misturado os dois sotaques. É autora de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço 1 e 2, As Empoderadas (vencedor do troféu HQMix na categoria WebQuadrinhos), Só Mais Uma História de uma Banda e é coordenadora, editora e uma das autoras de Gibi de Menininha - Historietas de Terror e Putaria (Vencedor do troféu Angelo Agostini, como Melhor Lançamento de 2018 e do HQMix, como Melhor Revista Mix de 2018), de Gibi de Menininha - O Faroeste é Mais Embaixo, Os Catecismos de Mama Jellybean e GdM Apresenta. A autora participou ainda de diversas coletâneas, como: SPAM, Amor em Quadrinhos, Café Espacial, Orixás: Renascimento.

MESA DO ARTISTA

Laudo Ferreira

LAUDO FERREIRA é autor de obras como “Yeshuah absoluto”, “Olimpo tropical”, “O santo sangue”, a série da personagem Tianinha, entre tantos outros trabalhos. Já ganhou alguns prêmios da área dos quadrinhos como HQ Mix e Ângelo Agostini, tanto pelo seu trabalho como desenhista, roteirista. Observador, menos falador (tentando). Místico cósmico tântrico quase nada e alguma coisa que dispensa explicação.

MESA DO ARTISTA

Marcatti

MARCATTI é paulistano e desde 1977 vem se dedicando à produção de quadrinhos de humor provocativo, indecente e de mau gosto. Criador de Frauzio, personagem onanista incorrigível, além de diversos livros de HQs, entre eles Mariposa (Prêmio Ângelo Agostini de Melhor Roteiro) e a aclamada adaptação para quadrinhos da obra A Relíquia de Eça de Queiroz.

MESA DO ARTISTA

Lais Bicudo

Trabalha como ilustradora de livros infantis no mercado editorial e dê entretenimento, professora de pintura digital, colorista de quadrinhos como “Never Die Club” e “Conto dos Orixás”. É formada em Artes com ênfase em Design. E faz lives  em seu canal da  Twicht (www.twitch.tv/laislbicudo)

MESA DO ARTISTA

Gilmar

Gilmar é cartunista, publica seus desenhos em jornais, revistas e livros. É autor de dez livros de tiras/quadrinhos, três deles adotados pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas. O livro mais recente: “Entre Quatro Contos”. Recebeu o prêmio HQ MIX de melhor cartunista brasileiro. Publicações: Folha de S.Paulo, Diário de S.Paulo, Diário do Grande ABC, Jornal do Brasil, A Cidade, Tribuna de Vitória, Diario da Região, OPasquim21, Jornal Vida Econômica de Portugal, Humor Uol, Uol noticias eVocê S/A. Editoras: FTD, Paulinas, Senac, Moderna, Abril e Globo.

MESA DO ARTISTA

Junião

Junião nasceu em Campinas (SP), cursou a faculdade de Educação Artística na Unesp-Bauru e faz jornalismo ilustrado desde 1994. Foi chargista dos jornais Diário do Povo e Correio Popular (de Campinas) por 11 anos e já colaborou com ilustrações, charges esportivas e políticas, para os principais veículos da imprensa brasileira como: Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja, o esportivo Lance! e internacionais, como a revista Courrier International (França). Como ilustrador, atua também em sites, aplicativos e no mercado editorial, principalmente em livros infantis e infantojuvenis. Na imprensa, atualmente seus trabalhos são publicados nos veículos Ponte Jornalismo e El País Brasil.

MESA DO ARTISTA

Joe Bonfim

Cartunista, ilustrador, retratista, caricaturista. Nasceu em 25 de julho de 1959 em Natal (Brasil). Vive e trabalha entre o Brasil e a França.

Graduado em pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publica suas primeiras charges no jornal satírico carioca "O Pasquim" em plena ditadura militar. Após o encerramento do jornal, juntou-se à equipa do "Jornal do Incrível" e trabalha como Designer Gráfico Independente para várias campanhas. Participação em dezenas de feiras de Pintura, Caricatura, Caricatura e Humor.

MESA DO ARTISTA

Bira Dantas

Bira Dantas trabalha com quadrinhos, ilustrações e charges desde 1979. Ilustrou livros e materiais produzidos por sindicatos, foi um dos desenhista do gibi Os Trapalhões e colaborou com revistas como Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, O Pasquim 21 e alguns jornais. Como animador, trabalhou no estúdio Briquet Filmes.

Produz as tiras do Tatu-Man e adaptou obras literárias como Memórias de um Sargento de Milícias e O Ateneu para a coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos e Dom Quixote de La Mancha para a coleção Literatura Mundial em Quadrinhos, essa última, ganhou o Troféu HQ Mix na categoria melhor adaptação para os quadrinhos.


MESA DO ARTISTA

Alex Mir

Alex Mir é escritor e roteirista de HQs. Participou de diversas publicações, entre
elas: Clássicos Revisitados Vol. 1 e 2, Imaginários em Quadrinhos Vol. 1, Pátria
Armada - Visões de Guerra, 321 Fast Comics Vol. 2 e Frankenstein 200. É
responsável pelas Graphic Novels: O Mistério da Mula sem Cabeça, Orixás - do Orum ao Ayê (adotado pelo PNBE), Orixás – o Dia do Silêncio, A Mão e a Luva em Quadrinhos (Catálogo de Bologna 2014), Demétrius Dante #1, Valkíria – A fonte da juventude, Valkíria - Olhos de Cristal, Folklóricas #1 - Y-iara caapora irumo, Folklóricas #2 - Capelobo, Segundo Tempo, Orixás - em Guerra, Inventices, Orixás - Renascimento e Orixás - Ikú (finalista do 3º prêmio LeBlanc na categoria Melhor Quadrinho Independente de 2019 e finalista no Festival de
Angouleme 2020 (França) na categoria Melhor Publicação Alternativa de 2019).
Tem dezessete indicações ao Troféu HQMIX (o Oscar do quadrinho brasileiro),
onde venceu em 2010 na categoria Roteirista Revelação, e em 2018 e 2019 na categoria Publicação Independente de Grupo, por Orixás - em Guerra e Orixás – Renascimento, respectivamente. Em 2016 foi contemplado com o Prêmio
Ângelo Agostini em duas categorias: Melhor roteirista e Melhor publicação, e em
2017 na categoria Melhor roteirista, pelo segundo ano consecutivo.

MESA DO ARTISTA

Chairim Arrais

Chairim Arrais é paulistana, mas vive no interior de São Paulo, Limeira. Formada em Design Gráfico, trabalhou em agências de publicidade e atualmente, trabalha com ilustrações, quadrinhos e faz graduação em Psicologia.
Criadora das webcomics Purple Apple, As Aventuras da Bruxinha Mô e Crisálida. Publicou as HQs Mare Rosso, Darazar e Red+18.

MESA DO ARTISTA

Leandro Assis

Leandro Assis começou sua carreira buscando realizar perfis, personalidades, entre outros. O mundo político entrou em sua vida com uma força tremenda, fazendo o quadrinista realizar trabalhos sempre bastante críticos a diversas forças da direita, desde o juíz e atual Ministro da Justiça, Sérgio Moro, até o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. 
Após participar da coletânea “Moluscontos”, ele começou uma série de tiras chamada, incialmente de “Os Bolsominions”. A mudança ocorreu e agora a produção possui o título de “Os Santos”, contudo a ideia é a mesma: contar, de forma bem direta e dura, sobre o que é a elite brasileira. Isso, através de uma trama diversa e que ressoa de maneira precisa com os dias atuais.
Texto extraido do https://blogs.plural.jor.br/nona-arte/entrevista-com-leandro-assis-de-os-santos/

MESA DO ARTISTA

DJota Carvalho

Dario Djota Carvalho Jr. é jornalista formado pela PUC Campinas e mestre em Educação pela Unicamp. É criador e responsável pelo site MundoHQ. Possui uma coluna no programa “Sexta Cultural”, da Rádio Educativa de Campinas.

MESA DO ARTISTA

Carol Rossetti

Carol Rossetti é quadrinista, ilustradora e designer de Belo Horizonte. Lançou os livros Mulheres (Sextante, 2015) e Cores (Independente, 2016), e agora está desenvolvendo sua primeira graphic novel Vento Norte. Participou de zines, coletivos e realizou projetos de ilustração e narrativas gráficas em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais, como ONU, AWID, Plan International, Skol e Unilever. Em 2018, foi co-curadora do FIQ e professora fixa no curso de formação de quadrinistas FIQ Jovem. É também sócia do estúdio Café com Chocolate Design e dá aulas de aquarela e quadrinhos.

MESA DO ARTISTA

Silvana Borges

Silvana Borges mora em Campinas. Artista auto de data que começa a pinta no Espaço 8 Atelie é Loucotora na Radio Beleza também do S.S.Candido Feira atualmente participa artepostal de várias convocatórias internacionais (SSCF –Campinas ,America Latina Biblioteca Municipal Hernesto Zink –Campinas, ITÁLIA,ESPANHA e Mexico)Coletivas de Arte Postal e integra o Movimento da Luta Antimanicomial de Campinas.

MESA DO ARTISTA

Cinthia Saty

Cinthia Saty faz ilustrações para diversos segmentos como a publicidade, livros infantis e também para séries, curtas e longas animados.
Como quadrinista publica na internet as tirinhas Maternidade Sincera desde 2017 e em 2019 publicou uma coletânia das tirinhas, também é autora do zine Ausência (2018) lançado de forma independente. E participou de publicações em antologias como o livro Mulheres e Quadrinhos (2019) e a revista independente Webnona (2019).

 

Convidados

CONHEÇA NOSSOS PALESTRANTES

Chairim.jfif

Chairim Arrais

Quadrinista / Ilustradora

Realização

Logo Biblioteca Manoel Zink .jpg
CAMPINAS 2021 - MARCA VERTICAL_PB (1)(1)